As 8 Profissões de Marketing Mais Procuradas em 2023
Após o período pandémico repleto de incerteza e instabilidade, o mercado de trabalho finalmente começa a voltar à normalidade e, por este motivo, deve entrar num período acelerado de contratações de profissionais para conseguir responder às novas exigências e necessidades dos consumidores. Baseado no guia salarial efetuado por Robert Half, profissionais de vendas e marketing direcionados para dados, com conhecimento em softwares e pensamento crítico serão os mais procurados em 2023. Neste artigo trazemos-te as 8 profissões de marketing que serão mais procuradas este ano.
1. Data Analyst
Um Data Analyst funciona como um dos pilares de uma estratégia baseada em dados (data-driven strategy), uma vez que a sua principal função está em analisar a informação existente e, a partir disso, extrair aquela que é útil e pertinente para o crescimento da organização. Esta profissão requer profissionais qualificados com diploma superior em áreas como a matemática, o marketing, as finanças ou ciências da computação, onde o salário anual pode chegar aos 30 000€.
Em 2023, a análise de dados vai ser um ponto estratégico para muitas organizações que vão precisar dos melhores profissionais na área para interpretar tais dados. Por esta razão, um Data Analyst toma elevada importância no próximo ano.
2. Gestor de Marketing Digital
O Gestor de Marketing Digital tem o papel da definição de estratégias de marketing e compartilha de uma visão que servirá como guia para as ações de marketing da marca. Além disso, é quem elabora a análise de mercado e das novas tendências, identifica as novas oportunidades de produtos, serviços, informações e soluções através do digital.
Devido ao seu forte conhecimento do mercado, um Gestor de Marketing Digital está sempre a par do que acontece no mercado, quais as tendências que estão em alta e que estratégia implementar para ir de encontro às novas necessidades dos consumidores. De facto, o seu papel em 2023, com o crescimento da digitalização, vai ser ainda mais importante.
3. Coordenador de Marketing Digital
Um Coordenador de Marketing Digital difere de um Gestor de Marketing Digital na medida em que este coordena e elabora os planos e programas de marketing digital, acompanha a performance com recurso a análise de dados em Google Adwords e Analytics, desenvolve as estratégias de SEO a serem implementadas e as campanhas de e-mail marketing, para gerar leads qualificados para conversão em vendas e posterior fortalecimento da marca. A componente salarial, com uma margem que pode rondas dos 1 300€ a 3 000€ mensais, é o que torna esta profissão das mais procuradas em 2023.
4. Gestor de E-Commerce
O e-commerce é uma inovação recente que revolucionou o comércio tradicional para o comércio online. Neste sentido, um Gestor de E-Commerce é o profissional responsável por toda a gestão da loja online de uma empresa. Para tal, possui conhecimento sobre o mercado e o público-alvo,
sendo também responsável pela criação do funil de vendas (modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contacto com a empresa até a concretização da venda), a definição dos KPI’s do negócio, definir e gerir as estratégias de marketing e marketplaces, mas também das redes
sociais da empresa e acompanhamento das métricas do negócio. Com a constante aposta no digital e, consequentemente, no comércio online em 2023, um Gestor de E-commerce será uma profissão bastante procurada.
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5. Analista de Inteligência de Mercado
Um Analista de Inteligência de Mercado ou, por outras palavras, o Marketing Intelligence é um profissional capaz de extrair insights de um grande volume de dados que a empresa tem disponível. Para tal, realiza o mapeamento, a segmentação, o estudo de mercado e a concorrência, para além de que analisa também o perfil dos clientes para identificar os riscos e as oportunidades de negócios, desenvolver cenários comerciais e depois alcançar os resultados. Atualmente um Analista de Inteligência de Mercado é indispensável para o sucesso das vendas de uma empresa e no próximo ano, é previsível que se torne ainda mais imprescindível, uma vez que o tratamento de dados será uma componente importante para o sucesso de cada empresa.
6. Especialista em SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca é um conjunto de estratégias que procuram potencializar e melhorar o posicionamento de um website nas páginas do Google de forma orgânica. Neste sentido, um Especialista de SEO é quem aplica essas técnicas de SEO para melhorar o desempenho do website. O seu destaque em 2023 deve-se pelo facto de requerer técnicas de codificação e análise de dados, skills que serão bastantes disputadas por vários segmentos, principalmente por startups e agências de marketing.
7. UX/UI Designer
Um UX/UI Designer ou Designer de Interface é responsável pela criação e aplicação de ações que facilitam a experiência do utilizador e motivação de uma interação entre um produto físico e um produto virtual. Além disso, é responsável pela criação do design dos produtos digitais para criar a componente visual para aplicativos e sites. É das principais tendências do marketing digital para o próximo ano, pois tem o potencial de auxiliar no crescimento e posicionamento de uma marca, o que pode originar vários benefícios para a organização.
8. Gestor de Supply Chain
Um Gestor de Supply Chain é encarregue por definir e liderar a execução da estratégia da cadeia de logística da organização. Dito de outras palavras, faz a gestão dos materiais e cria o planeamento estratégico para garantir o armazenamento, o transporte e a distribuição dos recursos. O supply chain não se limita apenas à integração dentro da empresa, mas abrange também o relacionamento com os clientes e fornecedores, assim como os clientes dos clientes e o acompanhamento do produto desde a matéria-prima.
Em 2023, a sua relevância irá ocorrer devido à digitalização de todo o processo, ou seja, muitas empresas já implementam robôs autónomos ou até tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial como forma de tornar o processo mais eficiente e menos dispendioso. Deste modo, a profissão torna-se atrativa, principalmente a nível salarial, uma vez que necessita de profissionais que detenham de conhecimentos analíticos para interpretar tais dados.
Conclusão:
Sabemos que o marketing digital, desde o seu surgimento até à atualidade, que tem se tornado numa disciplina fundamental no mundo das vendas e tem contribuído para a sobrevivência de várias empresas e, consequentemente, para o melhoramento da economia do país. Em 2023, esta área irá continuar a se desenvolver, incluindo todas as profissões que dela fazem parte.
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Artigo publicadooriginalmente em: MKTALENT
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